domingo, 12 de junho de 2016

Santuário Senhor Jesus dos Milagres

Antes de existir o Santuário de Fátima, este era um dos principais locais de romaria em Portugal.


O Santuário Senhor Jesus dos Milagres situa-se no centro da freguesia dos Milagres, localizando-se 10 quilómetros para norte da cidade de Leiria. 

A sua construção teve início em 1732, em honra de um milagre que tinha ocorrido quatro anos antes. 

Manuel Francisco Maio era um mendigo paralítico, que vivia próximo deste local. Este movimentava-se com recurso a uma cortiça, com a ajuda das mãos. Um dia, enquanto se deslocava para pedir esmola, a cortiça despedaçou-se, ficando impossibilitado de se movimentar do local onde se encontrava (atual capela mor). Aflito, gritou pelo Senhor Jesus de Aveiro e pediu que o curasse, prometendo levar um painel ao Senhor caso o milagre se concretizasse. O mendigo entrou num sono profundo e quando acordou estava curado, conseguia andar. 

Se ficaste curioso(a) e queres saber mais sobre esta história, clica aqui.

As esmolas recolhidas pela Confraria do Senhor Jesus contribuíram para o início da construção deste edifício. O interior do monumento ficou concluído em 1750. No entanto, as torres e o gradeamento da galilé superior só seriam terminados no final do século XIX, tendo como arquitecto Ernesto Korrodi.

No final do século XX, dada a degradação do edifício, foi realizada uma restauração, financiada pela população.

Este monumento enquadra-se no estilo barroco.


A sua fachada é bastante semelhante à da Basílica de Mafra.


A frontaria do templo é composta por duas torres sineiras, que enquadram uma fachada de cinco vãos. O piso superior é composto por sete janelões, abrindo-se apenas cinco.

Nas partes laterais da igreja existem dois claustros de sete arcos.


A igreja de uma só nave contém um pavimento lajeado e cobertura em abóbada de lunetas. Na capela mor predomina o mármore em tons de preto e rosa. A decoração remonta ao final do século XVIII.






O interior da igreja é enriquecido por painéis de azulejos setecentistas, fabricados pelos ceramistas Silva e Sousa, netos do mestre José da Silva. Estes contêm a história do milagre que originou a construção do templo.


O adro da igreja é amplo, sendo composto por três coretos. É neste local que acontece uma das mais antigas e populares romarias da região.





De realçar:
  • A famosa procissão de andores realiza-se no dia 14 de setembro, caso este calhe a uma segunda feira. Se não for o caso, celebra-se na primeira segunda feira após dia 14.
  • Foi criado um Posto de Acolhimento para esclarecimentos e informações;
  • Possibilidade de visita guiada, com marcação prévia.

    Preços: Entrada gratuita

    Horários:
    • Segunda a domingo, das 9h30 às 20h00.
    Localização: Rua Cónego Amílcar, 2415-020 Milagres.







    2 comentários:

    1. De realçar:
      A famosa procissão de andores realiza-se na segunda-feira a seguir ao segundo fim de semana de Setembro;

      A informação não está de todo correta pois pode também ser realizada na segunda-feira a seguir ao terceiro fim de semana (este ano por exemplo). A explicação está no site da Paróquia e Freguesia.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Desde já agradecemos o seu comentário. Já efetuámos a correção do post.

        Eliminar