segunda-feira, 6 de junho de 2016

Festival A Porta - Parte I

Truz, truz! Quem é? O Festival "A Porta".

Depois do sucesso da primeira edição em 2014, o Festival "A Porta" voltou a Leiria! Este decorreu entre os dias 1 e 5 de junho e contemplou diversas atividades de música, oficinas, artes visuais e gastronomia, trazendo dinamismo à Rua Barão Viamonte.





Este post dedica-se exclusivamente à nossa aventura no jantar temático. Das cinco propostas apresentadas, após alguma ponderação, achámos que seria interessante participar num jantar com esta descrição.


Até tínhamos algumas teorias:  "a surpresa é que chegamos lá e não há jantar", "a surpresa é que no final não se paga o jantar", "a surpresa é que vai haver baratas, tarântulas e bichinhos desse género", entre outras.

Lá embarcámos nesta aventura! Primeira etapa: encontrar a porta "que nos iria acolher para o jantar". Na rua Gago Coutinho, ao fundo, encontrava-se um colaborador da organização que nos deu as boas vindas e nos encaminhou para "a Porta", que se iria abrir para esta experiência.

Quando entrámos, fomos atingidos por uma mistura de aromas deliciosos. A primeira teoria foi refutada, afinal havia jantar. De seguida, fomos apresentados ao João e à Sílvia, os anfitriões do jantar, e a outras pessoas que faziam parte do staff do festival, que nos encaminharam para a sala onde iria decorrer o jantar/concerto. Desde o primeiro momento que nos colocaram super à vontade, como se estivéssemos em nossa casa. 


Acabámos por ir para o terraço, onde a malta se foi juntando à medida que ia chegando.

Após a chegada de todos os participantes, fomos convidados a sentar na mesa. O jantar iria começar. 

Sempre acompanhado com música, estilo Jazz & Blues, o jantar foi bastante agradável. A entrada foi camarão acompanhado com amêijoas. Os sabores estavam apurados e eram deliciosos. Ponto negativo: as amêijoas estavam salgadas, tendo o anfitrião pedido desculpa pelas mesmas. Na mesa também se encontrava uma salada, feita com algumas hortícolas e frutas. 5*estrelas!



Os anfitriões e os colaboradores do festival iam-nos servindo, retirando-se posteriormente para o terraço, onde tinham a sua mesa. Podíamos ir à cozinha, se quiséssemos repetir ou para levar prato após terminar a refeição. 

O prato principal chegou uns minutos depois, sendo um verdadeiro mistério.


O que pensariam de um prato com este aspeto?

Nós ficámos maravilhados e curiosos! Como manda a boa educação, aguardámos que todos fossem servidos e depois começámos a degustação.

Já que não tinha nome, o nome deste prato poderia ser "Lombinhos ao mel, acompanhados de feijão à cubana, batatas com mascarpone, com apresentação em folha de massa filó".

Divinal!

Os elogios foram imensos, pois foi um prato original, algo que ninguém tinha experimentado.

Durante este momento de degustação, descontração e diversão, onde se ouviam sons crocantes, os convidados iam-se conhecendo um pouco melhor.

Após o término do prato principal, o anfitrião perguntou se estávamos a gostar do que tinha sido servido. Perante uma resposta positiva absoluta, acrescentou que então a sobremesa iria ser filha da p***.

Depois de uma nova pausa, caraterizada por momentos de descontração e de convívio, a sobremesa começou a ser servida. A fasquia estava elevada.


Originalidade numa explosão de sabores. A nossa plantinha era constituída por 4 camadas:  a primeira de chocolate granulado; a segunda de mousse chocolate; a terceira de bolo de baunilha e a quarta de doce de morango. A decoração era composta por uma estrutura de chocolate, mousse de maçã, um malteser e frutas (uma framboesa e uma uva).


Após este manjar dos deuses, iniciou-se o concerto com o artista Nuno Rancho. Acompanhado da sua viola e do bater do pé, interpretou vários temas, que marcaram o seu percurso profissional. E também ficámos a conhecer as novidades que se avizinham.




Em suma, foi uma óptima experiência, tanto a nível gastronómico como social, pois foi possível conhecer novas pessoas, partilhar experiências e desfrutar de um bom momento.

A organização está de parabéns! Podem contar connosco na próxima edição.

Preço: 15€/pessoa

Website: Festival A Porta

Facebook: Festival A Porta

Sem comentários:

Enviar um comentário