quinta-feira, 3 de março de 2016

Sé de Leiria

Visitar Leiria e não ir à Sé é o mesmo que ir a Roma e não ver o papa! 

Esta Catedral maneirista é um dos locais mais emblemáticos de Leiria, tendo sido classificada como Monumento Nacional em novembro de 2014.

Sé de Leiria vista da Torre Sineira

Com a elevação de Leiria a diocese em 22 de maio de 1545 (e posteriormente a cidade em 13 de junho do mesmo ano) surge a necessidade da construção de um novo edifício, uma vez que as dimensões dos templos existentes na altura (Igrejas de Nossa Senhora da Pena e São Pedro) eram bastante reduzidas. 
  
Afonso Álvares foi o arquitecto responsável pela obra, tendo a primeira pedra sido colocada no dia 11 de agosto de 1550. 

Em 1574, a Catedral de Leiria foi aberta ao culto por D. Frei Gaspar do Casal, segundo bispo de Leiria.

 Fachada Principal

A Sé de Leiria sofreu várias alterações que levaram ao seu aspeto robusto atual. A fachada principal ficou bastante danificada com o terramoto de 1755, tendo as obras de reparação terminado em 1766. Este acontecimento também levou à construção de uma nova torre sineira, em estilo barroco, no local da implantação inicial (afastada da Sé, junto a uma das antigas portas da muralha do castelo - a Porta do Sol). Durante as invasões francesas (1811), grande parte da ornamentação interior foi destruída devido a um incêndio provocado pelas tropas de Napoleão.

Torre Sineira

Ao entrarmos no recinto da Sé deparámo-nos com uma vista para o castelo de Leiria e para a Torre Sineira, sendo um óptimo local para tirar fotos.

 Vista do adro de entrada

Junto ao adro existe um parque de estacionamento pago onde poderás deixar a tua viatura. No entanto, como o parque é pequeno não existe a garantia de lugares livres.

Escadas para o adro de entrada

Atualmente, encontra-se aberta a porta lateral esquerda - Porta Santa da Misericórdia, de forma a assinalar o ano jubilar da misericórdia. D. António Marto sublinhou na sua nota pastoral que “a Porta Santa tem um rico e belo significado simbólico e espiritual” e que “não basta entrar no lugar sagrado e deixar-se tocar pela graça divina. É preciso também que a saída leve à prática das obras de misericórdia na vida de cada dia, ajudando os irmãos em necessidade material, social ou espiritual”.

 Fachada Principal

Ao entrar na Catedral ficámos rendidos à sua imponência.

Nave central da Sé

Abóbadas

Durante o dia, quando não está a decorrer o serviço religioso, é normal encontrar poucas pessoas (ou mesmo ninguém) no espaço, o que é o uma mais valia para quem quer visitar e tirar fotos.

Na nave lateral esquerda (junto à porta) está a Capela do Baptistério, que é composta por uma pia baptismal monolítica que foi colocada no final do séc. XVI.

Capela do Baptistério

Não é possível entrar no altar, que se encontra delimitado por uma corda. No entanto, pudemos ver na Capela-mor vários elementos que se destacam, nomeadamente o cadeiral de pau santo, as duas tribunas do séc. XVII e o retábulo do altar-mor, com quatro painéis da autoria do pintor Simão Rodrigues.

Capela-mor

Deixamos algumas fotos de outros espaços que fazem parte deste local.

Capela do Santíssimo Sacramento

Capela de Nª. Srª. da Conceição

Capela do Sagrado Coração de Jesus

Órgão de tubos

Claustro
De realçar:
  • Uma das melhores alturas para visitar este local é durante o Natal, dado que apresenta todos os anos um presépio característico da época. 

Preços: Entrada gratuita

Horários:
  • Segunda a sábado, das 8h30 às 20h00;
  • Domingos das 10h00 às 20h00. 
Localização: Largo Cónego Maia.


E tu já foste à Sé de Leiria?

Sem comentários:

Enviar um comentário