quinta-feira, 26 de maio de 2016

Feira de Maio

Comida, diversões e bancas de venda de tudo o que possas imaginar.

Bem-vindo(a) à Feira de Maio!


A Feira Anual de Leiria, também conhecida como a Tradicional Feira de Maio, tem início no primeiro dia de maio e termina (normalmente) no último domingo do mesmo mês.

A criação desta feira é atribuída ao rei D.Dinis, tendo-lhe concedido a "Carta de Feira Anual" no dia 30 de abril de 1295. Inicialmente era realizada junto à igreja de S. Martinho e durante o mês de agosto, estando associada às festas da Nossa Senhora da Encarnação. No entanto, foi posteriormente transferida, em 1853, para março. Dada a pluviosidade (característica do mês de março), em 1964, a feira passou a realizar-se em maio, associando-se assim ao feriado municipal. Contudo, a maldição da chuva parece continuar a assombrar este evento!

A feira está organizada em diversas zonas. A primeira zona, logo a seguir à entrada, é composta pelas bancas associadas a diversas causas (p.e. protecção dos animais, ajuda humanitária) e projectos sociais, relacionados com freguesias, clubes e organizações sem fins lucrativos.


Se o teu estômago estiver "a dar horas", podes seguir para a zona da restauração, onde (como o nome indica) podes encontrar as bancas de comes e bebes.

As rainhas desta feira são as farturas e os reis são os pães com chouriço. Recomendamos as farturas Penim e os pães com chouriço de Santa Catarina.



 


Há também pipocas, gelados e algodão doce, que nestes últimos tempos (e acompanhando as modas), adquiriram novos sabores.



Se optares pelo outro percurso (caso não tenhas apetite), irás encontrar uma zona de comércio tradicional, que oferece vários produtos: bijutaria, brinquedos, calçado, mobiliário e artigos de decoração. Uma verdadeira feira, onde cada comerciante tenta puxar a brasa à sua sardinha.


Na zona seguinte encontram-se vários stands de automóveis e máquinas agrícolas, e as barraquinhas com a gastronomia regional.


Se quiseres optar por uma boa refeição, e não te apetecer a tradicional comida de rua, a tenda branca, localizada junto aos stands, é uma boa opção. Nesta tenda encontras diversas entidades, desde as bandas filarmónicas aos bombeiros, que cozinham diversos petiscos, tendo como objetivo angariar fundos para as suas causas.



Mas se a tua onda é mais a diversão, a zona seguinte é para ti. Aí há diversão garantida, existindo divertimentos infantis e também para os adultos. 










Se és aventureiro(a) e não te falta coragem, tens de experimentar a nova diversão deste ano: The King. Nós fomos e, apesar de alguns gritos, sobrevivemos. 


Se gostas de jogos de sorte, também há algumas bancas onde podes deixar uma ou várias moedinhas.



A atração mais recente deste evento é o Leiria Festival, tendo sido realizado nos últimos dois anos no estádio municipal, onde atuaram alguns dos nomes sonantes da música portuguesa. Além deste festival, outros eventos passaram pela feira este ano nomeadamente, o programa Leiria Tem Saúde, o programa televisivo "Portugal em Festa" e ainda a Leiria Run (21 de Maio).

 



A última zona da feira localiza-se após a Porta 10 do estádio, estando esta zona à disposição de comerciantes locais. 



Localização: Parque de estacionamento do Estádio Municipal de Leiria



O último dia da feira é 29 de maio. Por isso, se ainda não foste, apressa-te!

Sem comentários:

Enviar um comentário