quinta-feira, 7 de julho de 2016

Praia da Polvoeira

Campo ou praia? Se não te consegues decidir, nós apresentamos a combinação perfeita de campo e mar - a Praia da Polvoeira.


A Praia da Polvoeira situa-se na Costa Atlântica, no Concelho de Pataias, Alcobaça. A norte de Paredes de Vitória e a 900 metros do apoio balnear da Praia Pedra do Ouro, contém uma extensão de 1,3km.


Rodeada por arribas cobertas de arbustos, a praia encontra-se praticamente intacta, conservando a sua beleza natural. 




Ideal para banhos sem grande perigo, sendo o mar mais calmo do que nas praias em redor. Na zona norte da praia, quando a maré está baixa, são criadas  pequenas piscinas naturais entre as rochas.






O mar apresenta uma grande biodiversidade, destacando-se a abundância de polvos no substrato rochoso, no extremo norte da praia. O nome da praia advém mesmo deste último facto. 

Esta praia é bastante procurada por adeptos da pesca e para a prática de parapente e mergulho. Contudo, não é aconselhável para a prática de surf e bodyboard.  


Entre 1991 e 2003, a Praia da Polvoeira era uma das praias com bandeira Azul. Apesar de manter a sua qualidade ambiental, já não obtém esse galardão desde 2004. O motivo? A inexistência de apoios de praia. 

A vigilância da praia têm sido assegurada pelo Município, através de um protocolo com a Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré. A recolha diária de resíduos do areal também é assegurada pelo mesmo.

No site playocean é possível ver as avaliações referentes à Praia da Polvoeira.


Classificação Global: 3,5* - A qualidade da água e as paisagens envolventes são 5*. Ideal para banhos, principalmente durante a maré baixa. A dimensão da praia e a baixa afluência permitem a privacidade e os jogos de praia sem preocupações (i.e a probabilidade de levares com uma bola é mínima). No entanto, a inexistência de apoios de praia (duches, cafés e bares, concessão de praia) tornam esta praia pouco convidativa. Os sanitários são dos portáteis (não verificámos a limpeza dos mesmos). Recomendamos que leves corta vento, esta praia costuma ser ventosa. Embora seja indicada como uma praia vigiada, não encontrámos qualquer tipo de vigilância.

De realçar:
  • Zona de estacionamento muito ampla;
  • Acesso por ciclovia.
Localização: Praia da Polvoeira, 2445 Pedra D'Ouro, Alcobaça.




Facebook: Praia da Polvoeira

Sem comentários:

Enviar um comentário